Uso de probióticos na Doença de Crohn

A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem não conhecida, caracterizada pelo acometimento de qualquer parte do tubo digestivo, da boca ao ânus. Inicia-se na segunda e terceira metade da vida, mas pode afetar qualquer faixa etária.  A doença não é curável clinica ou cirurgicamente e sua história natural é marcada por remissões e agudizações.

Os pacientes com DC apresentam frequentemente diarreia e desnutrição, algumas vezes de difícil manejo considerando a atividade da doença e o acometimento intestinal.

Um estudo que envolveu o uso dos probióticos Lactobacillus casei e Bifidobacterium breve, em 15 portadores de DC, demonstrou ser eficiente nos quadros de diarreia, e melhora do estado nutricional dos pacientes.


Referências:

Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria SAS/MS Nº 711, de 17 de dezembro de 2010. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_doenca_de_crohn.pdf. Acessado em 12/08/2013.

Giordano LCRS. Avaliação de parâmetros clínicos e nutricionais com emprego dos probióticos Lactobacillus Casei e Bifidobacterium Breve em portadores de Doença de Crohn. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. 2009.