Traqueostomia e disfagia

A traqueostomia pode ser adotada em pacientes necessitem de respiração mecânica

A traqueostomia é uma manobra que pode ser adotada no manejo de pacientes com falha respiratória aguda que necessitem de respiração mecânica. No processo de decanulação, o sucesso do protocolo depende da existência de uma equipe multidisciplinar, pois há a necessidade de recuperar a função e a coordenação das habilidades respiratórias, de fala, deglutição e alimentação. A avaliação da deglutição e a capacidade de executar essa função com proteção de vias aéreas é primordial para decanulação efetiva e segura do paciente.  Apesar do assunto merecer mais estudos, temos alguns relatam grande sucesso na decanulação quando realizados por equipes multidisciplinares experientes. Um estudo recentemente apresentado refere que a percentagem de decanulação (99,5%) pode ser alta e ocorrer mais rapidamente (48 dias após a inserção) em comparação com uma abordagem sem um protocolo multidisciplinar (88% com um intervalo de 94 dias a partir da inserção para decanulação).

 

 

Referências:

Garuti G, Reverberi C, Briganti A et al. Swallowing disorders in tracheostomised patients: a multidisciplinary/multiprofessional approach in decannulation protocols. Multidiscip Respir Med. 2014; 9(1):36.

Frank U, Mäder M, Sticher H. Dysphagic patients with tracheostomies: a multidisciplinary approach to treatment and decannulation management. Dysphagia. 2007;9:20–29.

Bertolino C, Biacca M, Mazzari P, Comberiati R, Giordano D, Mezzadri E, Trioli I, De Tanti A. In: Proceedings Abstract Book of the 37th National Congress of Italian Society of Physical and Rehabilitation Medicine: 20-23 September 2009 Campobasso. SIMFER, editor. 2009. Protocollo di gestione integrata della cannula tracheostomica nel grave cerebroleso: risultati preliminari; p. 53.