Toxina botulínica no controle da salivação

Em casos de doença de Parkinson, a associação de aplicação de toxina botulínica com reabilitação fonoaudiológica auxilia a controlar deglutição e acúmulo de saliva.

Em pacientes com doença de Parkinson, estudos têm demostrado que a associação de aplicação de toxina botulínica com reabilitação fonoaudiológica auxilia no controle da deglutição e do acúmulo de saliva. Em pacientes pediátricos com salivação excessiva, o uso de toxina botulínica resultou em melhora dos sintomas. Apesar da necessidade de mais estudos, observa-se que pacientes têm se beneficiado desta interação multiprofissional pela redução no acúmulo de saliva, melhora da função de deglutição, mobilidade e força das estruturas orofaríngeas, sendo possível reintrodução de alimentos por via oral e retirada de sonda enteral.

 

Referências:

Menezes FT, Rodrigues KA, Neto ICO, Chiari BM, Manrique D, Gonçalvez MIR. Benefícios da aplicação de toxina botulínica associada a fonoterapia em pacientes disfágicos graves. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(2):230-3.

Jongerius PH, van den Hoogen FJA, van Limbeek J, Gabreëls FJ, van Hulst K, Rotteveel JJ. Effect of Botulinum Toxin in the Treatment of Drooling: A Controlled Clinical Trial. Pediatrics. 2004; 114(3):620-7.