O trauma representa grande causa de mortalidade no Brasil, é responsável por percentual elevado de internações, operações e dias de internação em UTI.
Um estudo com 113 pacientes em ventilação mecânica e terapia nutricional enteral, comparou o uso de simbióticos com glutamina, fibra fermentável e peptídeos em pacientes com trauma múltiplo.
Os pacientes que receberam probióticos apresentaram menor taxa de infecção e significativa diminuição da permeabilidade intestinal.
Embora ainda não esteja estabelecida a recomendação do uso de probióticos e simbióticos no trauma, há evidências de que seu uso beneficia os pacientes, novos estudos devem ser realizados com doses e cepas padronizadas a fim de uma melhor sistematização terapêutica.
Referências:
– Projeto Diretrizes. Terapia Nutricional no Trauma. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral. 2011.
– Vesel AS, Bengmark S, et al. Synbiotics, Prebiotics, Glutamine, or Peptide in Early Enteral Nutrition: A randomized study in trauma patients.Journal of parenteral e enteral nutrition. 2007.