Uma microbiota saudável é resultado de um correto desempenho das funções do organismo e possibilita uma melhor qualidade de vida ao indivíduo, o seu desequilíbrio provocado por doenças como, por exemplo, o câncer de cólon representam hoje um grande desafio no campo da nutrição.
Alguns estudos tem evidenciado o papel dos probióticos, prebióticos e simbióticos na prevenção e tratamento dessa neoplasia.
Estudo realizado com 37 pacientes com câncer de cólon e 43 pacientes polipectomizados, que receberam uma composição simbiótica contendo Lactobacillus rhamnosus GG, Bifidobacterium lactis, oligofrutose e inulina, durante 12 semanas com administração de 1 sachê (12g) /dia de prebióticos e 10 elevado a décima unidades formadoras de colônia de probióticos, demonstrou que vários biomarcadores de câncer colorretal podem ser alterados favoravelmente com a suplementação com simbióticos.
Ainda é importante a realização de novas pesquisas e maior disseminação do conhecimento sobre o tema a fim de potencializar essa nova estratégia de prevenção e tratamento de câncer de cólon.
Referências
– Rafter J. et al. Dietary synbiotics reduce cancer risk factors in polypectomized and colon cancer patients. The American Journal of Clinical Nutrition. 85 (2) p.488-496. 2007.
– Denipote FG, Trindade EBSM, et al. Probióticos e prebióticos na atenção primária ao câncer de cólon. Arquivos de gastroenterologia. (47). 2010.
– Oliveira AL. O papel dos simbióticos na prevenção, tratamento e modulação da resposta inflamatória em pacientes com carcinoma colorretal. Revista interdisciplinar de estudos experimentais. 1 (4). p.23-31. 2009.