A desnutrição pré-operatória ou a deterioração do estado nutricional durante o período perioperatório são reconhecidas como fator de aumento de complicações pós-operatórias e de tempo de internação hospitalar. Ainda que esta relação já esteja bem estabelecida, não há uma padronização da conduta nutricional nesse aspecto.
Recentemente, o North American Surgical Nutrition Summit (Cúpula Norte Americana de Nutrição Cirúrgica) postulou uma mudança de paradigma referente ao emprego da terapia nutricional perioperatória. A intervenção nutricional de cunho profilático para a desnutrição tem sua eficácia estendida também na atenuação do estresse oxidativo pré-operatório, a fim de reduzir a inflamação e modular a resposta metabólica do paciente ao estresse cirúrgico eletivo. Essa abordagem nutricional objetiva otimizar o indivíduo para a cirurgia, não necessariamente focando a reposição de deficiências nutricionais.
O assunto será abordado posteriormente.
Referência:
McClave SA, et al. Summary Points and Consensus Recommendations From the North American Surgical Nutrition Summit. JPEN J Parenter Enteral Nutr 2013;37(Suppl1):99S-105S.