Protocolos Institucionais para avaliação de disfagia

Na última década houve uma grande evolução nas ações de melhoria da qualidade assistencial e de promoção da segurança do paciente.

 

Na última década houve um grande crescimento de ações de melhoria da qualidade assistencial e de promoção da segurança do paciente. A partir desta constante evolução, torna-se cada vez mais frequente a criação de protocolos institucionais que visam garantir a qualidade do que está sendo oferecido, além de permitir a aplicação do conceito de atuação baseada em evidencias.  Sabe-se que a pneumonia é responsável por 5% do total das mortes notificadas no mundo, instalando-se geralmente em indivíduos cujos mecanismos de defesa encontram-se comprometidos. Diante destas práticas de promoção de segurança do paciente, os protocolos de risco de broncoaspiração tem se tornado cada vez mais importantes e seu gerenciamento deve ser realizado pela equipe multiprofissional envolvida na assistência do paciente.

 

Referências:

PETHYOUNG W; PICHEANSATHIAN W; BOONCHUANG P; APISARNTHANARAK A; DANCHAIVIJITR S. Effetiveness of education and quality control work group focusing on nursing practices for prevention of ventilator-associated pneumonia. JMed Assoc Thai 2005 Dec;88 (Suppl 10):s 110-s4