A Síndrome do Intestino Irritável é uma desordem gastrintestinal funcional muito comum. Entre os sintomas, pode causar dor abdominal, constipação ou diarreia, alternação de uma e de outra, muco nas fezes, urgência evacuatória, distensão abdominal e flatulência.
A terapia com o uso de probióticos tem sido bastante estudada e pode ajudar no alívio dos sintomas gastrintestinais da doença.
Estudo realizado com 40 pacientes teve como objetivo avaliar o uso do probiótico L. acidophilus em pacientes com síndrome de intestino irritável. Os indivíduos foram submetidos ao tratamento durante 4 semanas com administração de doses de 10 elevado a décima unidades formadoras de colônia duas vezes ao dia e os resultados foram associados com redução de dor abdominal e do desconforto, demonstrando um efeito benéfico do uso do probiótico.
Referências
– Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia. Probióticos e prebióticos. Outubro de 2011.
– Sinn DH, Song JH, Kim HJ, et al. Therapeutic effect of Lactobacillus acidophilus-SDC 2012, 2013 in patients with irritable bowel syndrome. Dig Dis Sci 2008;53:2714–8.
– Theophilo, IPP, Guimarães NG. Tratamento com probióticos na síndrome do intestino irritável.Comunicação em ciências da saúde. (17) 1 . 2006.