Probióticos na redução do uso de antibióticos II

Um estudo triplo cego foi realizado com pacientes hospitalizados, submetidos ao tratamento com antibiótico. Os pacientes foram submetidos à administração de uma combinação dos probióticos L. acidophilus NCFM, L. paracasei Lpc-37 e B. lactis Bl-04. Os indivíduos foram divididos em 3 grupos e recebiam respectivamente: baixa dose da combinação de probióticos (4,17X dez elevado a nona unidades formadoras de colônia), alta dose 1,70X dez elevado a décima unidades formadoras de colônia ou placebo.
O probiótico foi administrado diariamente 2 horas após o uso do antibiótico, o tratamento variou entre 10-21 dias, o produto era consumido até o último dia da administração do antibiótico.
Os resultados mostraram uma redução na incidência, duração e gravidade da diarreia associada ao uso de antibióticos, de uma forma dependente da dose. O estudo também indicou uma redução na incidência de diarreia associada ao C. difficile.

 

Referências:
-Ouwehand AC, Donglian C, et al. Probiotics reduce symptoms of antibiotic use in a hospital setting: A randomized dose response study. Vaccine. (32) : 458- 463. 2014.