A microbiota intestinal compreende uma extensa comunidade de bactérias, e está envolvida com o desenvolvimento de sinais pro e anti – inflamatórios regulados dentro do trato gastrointestinal (TGI) e relacionados com tolerância imunológica e metabólica.
A interação entre a microbiota e o hospedeiro, e a incapacidade de regular respostas inflamatórias, estão relacionadas com o aumento do risco de condições inflamatórias no TGI.
Diversos estudos clínicos tem demonstrado a eficácia do uso de probióticos e prebióticos nessas condições, como por exemplo na constipação intestinal, diarreia associada ao C. difficile, gastroenterite, síndrome do intestino irritável e enterocolite necrotizante.
Pesquisas demonstram que há uma redução no risco de desenvolvimento das maiorias dessas condições inflamatórias quando os probióticos foram administrados em comparação ao placebo.
Referências:
– Vitetta L, Briskey D, et al. Probiotics, prebiotics and the gastrointestinal tract in health and disease. Inflammopharmacology. 2014.