Probióticos e Fibrose Cística

O conhecimento sobre o uso de probióticos na fibrose cística (FC) está cada vez mais sendo relatado, e existem expectativas promissoras.
Uma pesquisa avaliou a administração de probiótico e seus efeitos em pacientes com fibrose cística. O estudo prospectivo, duplo cego, cruzado foi realizado com 30 pacientes em dois hospitais na Espanha. Os pacientes foram divididos no grupo A (que recebeu 6 meses de probiótico seguido por 6 meses de placebo) grupo B (que recebeu 6 meses de placebo seguido por 6 meses de probiótico).
Foi observada uma melhora significativa na saúde gastrointestinal dos pacientes e na diminuição dos níveis de calprotectina após a exposição com probióticos, em comparação com o placebo. O uso de probióticos pode melhorar a disbiose intestinal na FC, diminuir a inflamação intestinal e aumentar o conforto digestivo.

 

Referências:
– Del Campo R, M Garriga, et al. Improvement of digestive health and reduction in proteobacterial populations in the gut microbiota of cystic fibrosis patients using a Lactobacillus reuteri probiotic preparation: A double blind prospective study. J Cyst Fibros. 2014.