Dentre a população que apresenta distúrbios de deglutição, é comum que fatores neurológicos estejam presentes como doença de base
Dentre a população que apresenta distúrbios de deglutição, é comum que fatores neurológicos estejam presentes como doença de base. Pacientes cardiopatas também são susceptíveis a doenças neurológicas, como acidente vascular encefálico e ataque isquêmico transitório, ou podem apresentar outros fatores de risco para disfunção orofaríngea, como dependência de ventilação mecânica ou traqueostomia. Nestes indivíduos, é importante que a equipe multiprofissional esteja integrada para adequar uma alimentação equilibrada em calorias, proteínas, líquidos e também micronutrientes. A necessidade de espessantes deve ser avaliada pelo fonoaudiólogo, que definirá a consistência necessária para a alimentação segura do paciente. O sódio é um nutriente que deve ter seu teor avaliado nos espessantes utilizados, devendo-se analisar a quantidade utilizada diariamente para obtenção da consistência adequada dos alimentos ingeridos, de forma que a oferta não ultrapasse as necessidades de cada paciente. Este trabalho só é possível com todos os profissionais da saúde integrados e individualizando cada prescrição.
Referência:
Almeida TM, Germini MFC, Kovacs C, Soares AMNGF et al. Risco da Ingesta Exagerada de Sódio na Utilização de Espessante para Disfagia. Arq Bras Cardiol. 2013;101(1):e15-e17.