Fibras na Nutrição Humana – Ingesta recomendada

Uma gama de informações respaldam a posição da American Dietetic Association (ADA), na qual a população deveria consumir quantidades adequadas de fibras alimentares provenientes de uma variedade de alimentos vegetais. A ingestão recomendada, de 20-35 g de fibras ao dia para adultos saudáveis ( 85,86 ) e 5 g de fibras ao dia para crianças, não são atingidas, pois, a ingestão de boas fontes de fibras alimentares, como frutas, vegetais, produtos de grãos integrais ricos em fibras e legumes, infelizmente é reduzida ( 86 ).

Esta proporção pode ser alcançada em pacientes com alimentação enteral, já que existem comercialmente disponíveis, dietas enterais ricas em fibras ( 87 ).

Desta recomendação 70 % a 75% deverão ser de fibras insolúveis e 25% a 30%, de fibras solúveis ( 3,4,5 ).

Embora baseado em dados clínicos limitados, a recomendação para crianças maiores de 2 anos é de aumentar a ingestão para uma quantidade igual ou maior a sua idade (em anos) mais um acréscimo de 5 g por dia ( 86,88,89 ).

Em geral, a inclusão de alimentos fontes de fibras é suficiente para alcançar essa recomendação e em outros casos se faz necessário suplementação medicamentosa.

Recomendações específicas para idosos não têm sido publicadas, embora recomendações seguras encorajam a ingestão de 10 a 13 g de fibra dietética por 1000 Kcal, como nos adultos. ( 90 ).

A ingestão de inulina e FOS é baixa nos países ocidentais ( 20 ). Embora não haja recomendação dietética formal para inulina e FOS, achados recentes sugerem que cerca de 10 g/dia constitui uma dose ideal e bem tolerada ( 91 ).