5.1 Distribuição médicos e hospitais
O Coordenador de Escala de Plantão é responsável pela elaboração da Escala de Plantão (IM-710.01).
Os plantões dos serviços hospitalares atendidos pelo IMeN acontecem aos finais de semana, feriados prolongados e período de cobertura de férias de um Nutrólogo Sênior ou Pleno.
Existem quatro escalas de plantões que abrangem os serviços hospitalares (tabela 1). As escalas podem ser remanejadas após consenso com o grupo ou parceria com novos serviços.
Tabela 1. Escalas hospitais
Escala 1 | Escala 2 | Escala 3 | Escala 4 |
Hospital Bandeirantes Hospital do Coração |
Hospital São Luis – unidade Morumbi Hospital Samaritano |
Hospital São Camilo – Unidade Santana e unidade Pompéia |
Hospital Leforte – grupo Bandeirantes Hospital São Luiz – unidade Jabaquara |
Os finais de semana são distribuídos entre Médicos Plenos e Junior, objetivando manter equivalência de número de plantões.
Os feriados são divididos em feriados nobres e feriados normais. É considerado feriado nobre os feriados que fornecem remuneração especial, sendo Natal e Ano Novo. O Médico que trabalhar em um feriado nobre não deverá trabalhar em outro, salvo por motivos de força maior ou preferência pessoal. Os demais feriados serão distribuídos igualmente entre o corpo clínico.
Os plantões de cobertura de férias devem ser solicitados pelo diarista com antecedência mínima de três meses por meio de formulário de solicitação de coberturas (IM – 751.36) e serão oferecidos a todo corpo clínico e distribuídos de acordo com a disponibilidade. Na ausência de Médico para aquele dia, esta cobertura é feita pelo Coordenador de Escala de Plantão. As coberturas extras ao período de férias são de responsabilidade do médico e deve ser feita pelo formulário de solicitação de coberturas (IM – 751.36).
5.2 Montagem da Escala
A elaboração da escala de plantão acontece a cada 3 meses. Os Médicos devem receber a escala com antecedência mínima de um mês.
Dois meses antes do início do próximo trimestre, o Coordenador de escala de plantão deve enviar um e-mail para o grupo solicitando datas de pós-graduação e plantões externos. Na distribuição de datas serão consideradas as datas solicitadas, em caso de mais de uma solicitação no mesmo dia, um dos Médicos será deslocado para a outra escala. Na impossibilidade de conciliar uma data, a prioridade de não dar plantão naquele dia é do Médico de maior tempo no grupo.
Cada escala deverá ter, preferencialmente, pelo menos 4 Médicos e deve-se tentar manter o Médico dentro de uma mesma escala. Na impossibilidade de manter o Médico na escala usual, o Médico de maior tempo no grupo deverá ser deslocado para outra escala.
Os Médicos da escala 3 devem estar inseridos no contrato social da empresa devido a exigências dos serviços hospitalares prestados.
Os Médicos que passam visita no Hospital Samaritano devem ter título de Especialista, de acordo com a norma do hospital.
5.3 Visita Médica
O Médico de plantão deverá visitar os pacientes da lista atualizada para o dia. Aos finais de semana e feriado não é necessário ver os pacientes que recebem somente alimentação pela via oral, salvo por orientação do médico pleno na passagem de plantão. A lista atualizada é enviada diariamente de segunda a sexta-feira sendo que para o final de semana ou feriado a lista válida é a da sexta-feira ou último dia útil.
As visitas médicas deverão ocorrer preferencialmente no período da manhã e devem ser respeitadas as rotinas de cada serviço, descritas no procedimento do hospital referenciado.
5.4 Trocas de plantão
A troca de plantão é de responsabilidade do Médico na escala. O Médico pode entrar em contato com os colegas por e-mail, whats up grupo IMeN ou realizar contato direto para uma proposta de troca. Após efetivada a troca, enviar um e-mail para o Coordenador de escala de plantão e para os e-mails imen@nutriçãoclinica.com.br e faturamento@nutricaoclinica.com.br.
5.5 Obrigações médicas
Ao receber a escala o Médico deve checar os seus plantões e confirmar seu recebimento, sempre que possível.
É responsabilidade do Médico de plantão atualizar a lista por e-mail para todo o grupo e para a recepção IMeN – imen@nutriçãoclinica.com.br. A atualização deve conter modificações de leito, tipo de nutrição, dieta e alta hospitalar, ressaltando se foi antes ou após a visita medica. Pacientes admitidos devem ser informados preenchendo todos os itens da lista de atualização (IM 710.01). A atualização deve conter número de pacientes visitados e número de pacientes que recebem nutrição parenteral.
Falta ou abandono do plantão é considerado advertência grave. Em caso de falta ou abandono de plantão, a Coordenação de Plantão Médico deve entrar em contato com todo o grupo para possível substituição do plantão, na impossibilidade de substituição, a cobertura deverá ser feita pelo Coordenador de Escala de Plantão.
A falta ou o abandono de plantões em hospitais é uma conduta ética inaceitável com potencial elevado de imputação criminosa. Todos os esforços devem ser buscados para evitar falta e nos casos ocorrentes solucioná-los imediatamente sem prejuízo da apuração da responsabilidade dos faltosos ou daqueles que abandonaram os seus pacientes. Só será tolerada a ausência ou abandono em casos de força maior ou justo impedimento, sempre que possível notificado aos superiores imediatos em tempo hábil (mínimo de 72h). As faltas infringem os artigos 8° e 9° do Código de Ética Medica (Res. CFM N° 1931/ 2009).
5.6 Checagem do plantão
Todos os plantões de final de semana, feriados e coberturas extras dos médicos devem ser confirmados pela Recepcionista IMeN. A Recepcionista envia mensagem de texto para o médico, via programa whats up, 48 horas antes do plantão, confirmando sua visita médica. Caso o médico não responda num período de 24h, a Recepcionista deve fazer contato telefônico com o médico para confirmar seu plantão. Caso não consiga falar com o médico, o coordenador da Escala de plantão deve ser comunicado.