EFEITOS DA N-ACETILCISTEÍNA (NAC) SOBRE FATORES DE RISCO PARA A ATEROSCLEROSE NO ALCOOLISMO…

EFEITOS DA N-ACETILCISTEÍNA (NAC) SOBRE FATORES DE RISCO PARA A ATEROSCLEROSE NO ALCOOLISMO E NA ABSTINÊNCIA ALCOOLICA: MODELO EXPERIMENTAL EM RATOS

AMAUCHI, J.F.; SOUZA, G.A.; EBAID, G.M.X; GALHARDI, C.M.; RODRIGUES, H.G; NOVELLI, E.L.B.

DEP QUÍMICA E BIOQUÍMICA – IB – UNESP – BOTUCATU SP

INTRODUÇÃO: Estudos de antioxidantes capazes de prevenir as alterações metabólicas do alcoolismo e abstinência alcoólica são de grande importância, desde que o alcoolismo constitui problemática mundial.

OBJETIVO: Determinar os efeitos da administração de NAC sobre fatores de risco para a aterosclerose, como lipidemia e estresse oxidativo (EO) séricos em ratos. 

MATERIAL E MÉTODOS: Utilizou-se 30 ratos machos Wistar, peso inicial 32216g. Inicialmente os animais foram divididos em 2 grupos: controle (C;n=6) e (E;n=24) recebendo etanol 30% para beber. Após 30 dias os animais do grupo E foram divididos em 4 subgrupos (n=6/grupo): (E) recebendo etanol 30% para beber, (ENAC) recebendo etanol 30% e NAC (2g/L) para beber; (AB) recebendo água destilada para beber e (ABNAC) recebendo solução aquosa de NAC 2g/L. O período experimental total foi de 45 dias. Estatística 2-Way ANOVA e Tukey,p<0,05.

RESULTADOS: O alcoolismo, no grupo E foi caracterizado pelo menor peso corpóreo final (14%) e elevações séricas da alanina transaminase (ALT;39%), triacilglicerol (TG;18%); VLDL (17%), LDL-oxidada (LDL-ox; 98%) e hidroperóxido de lipídio (HP; 62,5%) comparado ao C. Abstinência normalizou o peso final, ALT, TG e VLDL. Grupo AB apresentou elevação na glicemia (44%) e LDL-ox (31%) comparado ao C. Houve elevação nos antioxidantes totais séricos (SAT) nos grupos ENAC(46%) e ABNAC(51%)comparado ao C. NAC normalizou ALT, HP e elevou a relação HDL/LDL no grupo ENAC(54%) e no ABNAC(10%) comparado ao C.

DISCUSSÃO: N-acetilcisteína apresentou atividade antioxidante, reduziu a lipoperoxidação e a oxidação da LDL, normalizou o perfil lipídico e as atividades da transaminase sérica.

CONCLUSÃO: NAC reduziu os fatores de risco para a aterosclerose e apresentou efeitos benéficos ao tecido hepático.

Apoio: CNPq e FAPESP.