Disfagia orofaríngea oriunda de câncer: relato de caso

Em pacientes com queda importante de sistema imune, decorrente por exemplo de manejo inadequado do tratamento anti-HIV, existe maior suscetibilidade a cânceres em regiões incomuns.

Em um relato de caso de uma paciente de 41 anos soropositiva, verificou-se presença de tumor na região da amígdala lingual, doença está que espalhou-se posteriormente para região da laringe. A resistência deste câncer ao tratamento quimioterápico resultou em disfagia alta (orofaríngea) que acompanhou a paciente durante todo o tratamento.

A disfagia pode ter origem em diferentes contextos clínicos, o que faz de sua investigação uma prática importante ao longo do diagnóstico e tratamento de diferentes perfis de pacientes. Procure fazer uma observação clínica ampla!

 

 

Referência:

F.J. García CallejoCorresponding author contact information, A. Morant Ventura, J. Marco Algarra. Upper dysphagia due to a chamotherapy-resistant burkitt’s lymphoma in lingual tonsil. Acta Otorrinolaringológica Española. Volume 54, Issue 2, 2003, Pages 109–112.