logo IMeN

Adoçantes – Substitutos não nutritivos do açúcar (SSNNA)

Os adoçantes há muitos anos, são utilizados como ferramentas da alimentação na perda de peso e estão presentes em várias ferramentas dietéticas e em estratégias corriqueiras e populares
No entanto, existem inúmeras proposições para avaliar a ampla utilização desses produtos nutricionais como fator prejudicial ao processo de alimentação, bem como, podem exercer efeitos secundários para aumento de peso.
Na literatura cientifica existem algumas postulações e considerações metabólicas que cercam o insucesso do uso muito radical de adoçantes no processo de emagrecimento.

Ações secundárias dos adoçantes prejudiciais à perda de peso:
- Estimulação da fase cefálica da digestão, com aumento da fome e do apetite.
- Efeitos nutritivos e osmóticos proporcionados pela baixa densidade de energia e menor carga osmótica alterando a taxa de esvaziamento gástrico, a absorção e digestão dos alimentos.
- Alteração na resposta peptídica pela falta de macronutrientes gerando menor saciedade.
- Alteração na palatabilidade, com maior estimulo ao consumo de outros nutrientes.
- Processos de poupança de energia decorrente da baixa ingesta de calorias – sobrecompensação gerando perda do sinal de informação da regulação de energia e ativação da recompensa.

Fontes:
Malachias M.V.B. in Jornal SBC 130/ Maio 2013
Gardner et al Nonnutritive sweeteners: current use and health perspectives, a scientific statement from the Americam Heart Association and the Diabetes Association . Circulation. 2012; 126 (4): 509-19

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br