Como é a detecção da disfagia nas casas de repouso para idosos?
A disfagia tem grande associação com episódios de bronco-aspiração em idosos frágeis. Esta consequência responde por grande número de hospitalizações e morbi-mortalidade deste grupo. Considerando estas realidades, um estudo realizado na Holanda e publicado neste ano (2013), avaliou a prevalência de disfagia em casas de repouso para idosos bem como os fatores de risco associados para este distúrbio.
O estudo verificou a prevalência de disfagia em 9% dos pacientes, e os indivíduos disfágicos tiveram este diagnóstico associado à maior dependência à cuidadores, nutrição inadequada, demência, desordens de sistema nervoso e doenças neuro-vasculares. O reconhecimento e associação destas desordens com a disfagia pode ser bastante importante no reconhecimento e tratamento precoce do idoso disfágico.
Referência:
van der Maarel-Wierink CD, Meijers JM, De Visschere LM, de Baat C, Halfens RJ, Schols JM. Subjective dysphagia in older care home residents: A cross-sectional, multi-centre point prevalence measurement. Int J Nurs Stud. 2013 Oct 27. pii: S0020-7489(13)00324-6. doi: 10.1016/j.ijnurstu.2013.10.016. [Epub ahead of print].