A queda de cabelo é um processo complexo que pode estar relacionado a uma série de fatores: genéticos, hormonais, emocionais, inflamatórios e também pela deficiência nutricional. Muitos nutrientes são essenciais para o crescimento celular e para a formação dos componentes do cabelo, de modo que sua falta pode levar à queda dos fios.
A biotina, nutriente popular nas recomendações para tratamento da queda, apresenta resultados controversos. Ainda que a sua deficiência possa causar queda, ela é muito rara e são precisos mais estudos sobre o grau de eficácia de superdosagens em suplementações.
O mesmo pode ser dito de outras vitaminas do complexo B, como ácido fólico e a vitamina B12.
A deficiência de vitamina D, mais frequente na população, pode intensificar a queda de cabelo, já o Zinco e ferro são minerais cuja deficiência também está associada à queda de cabelos, mas sua suplementação extra nos casos de pessoas que não possuem deficiências ainda está sendo debatida.
Além dos micronutrientes, uma alimentação deficiente em calorias, ácidos graxos essenciais e proteínas pode
prejudicar a saúde dos fios, causando queda, danos em sua estrutura e até alterações no pigmento.
Por outro lado, o excesso de vitamina A e selênio podem ter a queda dos fios como efeito colateral, sendo importante ficar atento ao consumo excessivo desses nutrientes, que ocorre principalmente no caso de suplementação.

É importante ressaltar que qualquer suplementação de nutriente seja realizada com acompanhamento profissional, de modo a corrigir as deficiências identificadas e evitar efeitos colaterais indesejados no caso de consumos excessivos.