A garantia de uma rotina adequada de sono é fundamental para a manutenção da saúde, uma vez que o sono é o principal momento de restauração física e mental. Alguns fatores podem influenciar e serem influenciados pela qualidade do sono, como é o caso da alimentação.
A privação de um sono de qualidade pode impactar nas escolhas alimentares, estando relacionada com maior chance de um consumo elevado de alimentos calóricos, ricos em gorduras ou carboidratos refinados, maior frequência de “beliscar” entre as refeições e menor consumo de frutas e vegetais.
Alimentos ricos em cafeína, como chás e café, diminuem o tempo e a qualidade do sono.
Existem relatos do famoso night eating, beliscador e "assaltante de geladeira" durante a noite.

Por outro lado, o consumo reduzido do aminoácido essencial triptofano está relacionado a maior número de interrupções do sono, uma vez que causaria a diminuição da serotonina, neurotransmissor relacionado a regulação do sono.
*Alimentos fonte de triptofano: Banana; Milho; Grão de bico; Chocolate amargo; Mel; Laticínios.*

Algumas pessoas podem ter seu tempo de sono influenciado por refeições com quantidades muito altas ou muito baixas de carboidratos.
Dessa forma, uma alimentação balanceada em carboidratos e aminoácidos essenciais, evitando alimentos fontes de cafeína, temperos e gordura em excesso próximos a hora de dormir, parece ser uma boa estratégia para garantir boas noites de sono.