Uma alimentação balanceada é a chave para a prevenção de uma grande quantidade de doenças. Quando falamos na saúde ocular, os nutrientes com maior destaque para a sua manutenção são os pertencentes ao grupo dos carotenoides e retinóis, derivados da vitamina A.
A vitamina A desempenha dois papéis principais na manutenção da visão: auxilia na manutenção da saúde da córnea e na captação de luz pela retina (a retina possui mais de 30 milhões de moléculas de vitamina A!). Sua deficiência provoca a cegueira noturna, que é uma dificuldade de enxergar no escuro, podendo progredir para xeroftalmia, causada por um
endurecimento da córnea. que pode evoluir para cegueira irreversível.
Outros nutrientes também estão envolvidos na saúde dos olhos. A deficiência de riboflavina, a vitamina B2, ainda que difícil de acontecer pode levar a inflamações de membranas oculares.
Os minerais, como o zinco é fundamental para o funcionamento das enzimas que participam do metabolismo dos retinóis nos olhos. A carência de magnésio pode afetar o controle da movimentação de uma série de músculos corporais, principalmente os músculos oculares.
Dessa forma, a nutrição adequada, que oferece diariamente as quantidades certas de nutrientes ao organismo, é a melhor maneira de garantir a boa manutenção da visão ao longo de todas as etapas da vida.