A síndrome do intestino irritável (SII) é um transtorno crônico que altera o hábito intestinal e pode trazer diversos desconfortos para o portador, como inchaço, distensão abdominal, maior flatulência e dor.
O diagnóstico deve avaliar os gatilhos, padrões e frequências dos sintomas e descartar outras possíveis doenças.
*Para isso, avalie a possibilidade de consultar um nutrologo*
A avaliação da alimentação realiza um papel muito importante na condução da SII, identificando gatilhos e podendo auxiliar no manejo dos sintomas, onde adequar a ingestão de fibras solúveis e líquidos e também a atividade física pode trazer benefícios.
Uma dieta restrita em FODMAPs pode melhorar muito o quadro clínico.
*FODMAPs, o que é isso?*
O termo Fodmap (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides, and Polyols) provém do inglês e significa Oligossacarídeos Fermentáveis, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis.
De modo mais simples, podemos definir os Fodmaps como um grupo de carboidratos fermentáveis, que em excesso, podem desencadear sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, desconforto, distensão e diarreia em pessoas com maior sensibilidade
Os alimentos ricos em FODMAPS podem desencadear distensão abdominal e sintomas como cólicas, devendo ser excluídos da alimentação temporariamente até identificação dos gatilhos, com reintrodução gradativa após um período de tempo.
*Mas afinal, quais seriam os alimentos fontes de FodMaps?*
No geral, alimentos que contenham elevadas quantidades de frutanos, galactanos, lactose e frutose, sorbitol e manitol são considerados ricos em FoodMaps.
Vamos conhecer alguns deles:
Vegetais: alcachofra, aspargos, couve-flor, cogumelos, cebolas, ervilhas;
Frutas: maçã, suco de maçã, cereja, pêssego;
Proteínas (fonte): leguminosas e algumas carnes processadas;
Laticínios e derivados: leite de vaca, iogurte;
Pães e cereais: aqueles que contenham trigo, centeio e cevada.
Adoçantes: xarope com frutose, mel, sorbitol e manitol.
Vale destacar que a presença de Fodmaps pode ser minimizada com o processamento de alimentos. Por exemplo, a cocção e a própria elevação da temperatura podem diminuir estes compostos solúveis em água, como no caso dos frutanos e oligossacarídeos.
No entanto, por ser uma dieta muito restritiva, deve ser acompanhada por um profissional de saúde, a utilização de medicamentos tambem deve ser considerada, bem como a adequação dos exercícios físicos.