Granola é o nome dado a uma mistura alimentar que pode levar a adição de ingredientes como frutas secas e desidratadas, castanhas, coco, chocolate, etc. Esse produto surge da demanda do consumidor por alternativas saudáveis para aumentar seu consumo de fibras, controlar a obesidade e aumentar a saciedade.

As fibras são conhecidas por auxiliar na saciedade (fibras solúveis) e também na redução do risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancer. Particularmente no caso da aveia, um dos ingredientes comumente utilizados na formulação da granola, há a presença da beta-glucana, uma fibra com propriedades redutoras do colesterol.

O perfil nutricional da granola varia de acordo com sua composição, que pode variar muito dentre as varias possibilidades à disposição dos "formuladores".

Como regra geral, é preciso tomar cuidado com a escolha e com a porção consumida, pois muitas granolas possuem alto teor de açúcares, muitas vezes disfarçado em mel, rapadura e tipos de açucar menos refinado, como demerara e mascavo.

Como escolher a melhor granola? Fique de olho no rótulo! Procure escolher opções com menor quantidade de açúcares e gorduras adicionadas, preferindo alternativas com maiores quantidades de fibras e gorduras insaturadas. Outra boa opção é fazer em casa. Assim você controla a quantidade de açúcar adicionada e ainda escolhe os ingredientes que lhe agradam mais!