Prof. Dr. Rubens Feferbaum

A diarréia em lactentes e crianças de baixa idade pode ocorrer por diversos motivos: as gastroenterocolites são as mais comuns, cuja etiologia predominante são os vírus e bactérias e necessitam, como manejo adequado, a manutenção do estado de hidratação, auto limitando-se em poucos dias de evolução.
No entanto, há crianças que apresentam diarréia persistente (duração superior a 14 dias) com perdas fecais acentuadas e síndrome de má-absorção, acompanhada de comprometimento do estado nutricional e sem diagnóstico estabelecido. Quando acomete lactentes menores de três meses são diarréias de evolução freqüentemente grave 4.
Após o período de infecção da diarréia, é comum a criança apresentar-se temporariamente sensibilizada às várias proteínas da dieta e com intolerância aos carboidratos. Dentre os mecanismos propostos para manutenção da diarréia persistente, é de importância a absorção de moléculas antigênicas da dieta, em particular do leite de vaca, e o prejuízo dos mecanismos imunológicos do intestino. As alterações fisiopatológicas nesta situação estão demonstradas na Figura 4 21.

Figura 4- Fisiopatologia da diarréia persistente (KODA, 1996):

A desnutrição que acompanha crianças com diarréia persistente é motivo fundamental no desencadeamento da síndrome de má-absorção por atrofia da mucosa intestinal, decorrente das perdas nitrogenadas fecais e da falta de suporte nutricional adequado. Este aspecto foi por nós estudado há mais de 20 anos em crianças no período neonatal, sendo que a terapêutica proposta naquela ocasião foi a nutrição parenteral por veias periféricas, com resultado satisfatório 15.
Terapêutica nutricional: O leite materno é o alimento de escolha na realimentação de lactentes. na sua ausêncisa e em crianças maiores
a terapêutica nutricional da diarréia persistente está baseada no uso das fórmulas semi-elementares constituída por hidrolisados protéicos. As fórmulas à base de proteína de soja purificada podem sensibilizar a criança, tal como ocorre com as fórmulas de leite de vaca.
Nos casos de maior gravidade, que não apresentam melhora da diarréia com o uso dos hidrolisados protéicos, a introdução das dietas elementares baseada em aminoácidos pode estar indicada.