logo IMeN

Suplemento proteíco na nutrição preventiva - Introdução

A proteína é o principal componente orgânico dos nossos músculos, o que nos leva a inevitável conclusão que estimular a síntese protéica significa estimular o processo de construção muscular, devido a isto observamos a importância da ingestão adequada de proteínas e aminoácidos. ( 1)

As proteínas foram as primeiras substancias a serem reconhecidas como uma parte vital dos tecidos vivos. (2) O nome se originou há mais de um século com o sueco Berzelius (1779-1848) que criou o conceito proteína baseado na palavra de origem grega proteios , que significa primeiro ou de principal importância. (3)

Em 1806, foi descoberto na França o primeiro aminoácido, extraído dos talos de aspargos, e foi chamado de “asparagina”. Depois foram encontradas no cálculo urinário, gelatina e músculos respectivamente a cisteina, glicina e leucina. Todos os aminoácidos constituintes da proteína foram descobertos até 1935. Em 1866, o glutamato foi isolado por Ritthausen (Alemanha) a partir do glúten, uma proteína da farinha de trigo. Em 1908, Dr Kikunae Ikeda (Japão) descobriu que o glutamato é o componente responsável pelo sabor agradável da alga marinha. (4)

A proteína corporal é composta por 20 aminoácidos, cada um com destinos metabólicos diferentes no organismo. Quando os aminoácidos são liberados depois da absorção da dieta protéica, o organismo realiza uma complexa s é rie de decisões conservando o destino desses aminoácidos: oxidá-los para formar energia, incorporá-los as proteínas, ou usá-los na formação de outros compostos que cont é m nitrogênio. (5)

Os compostos nitrogenados que entram na formação das proteínas são conhecidos como aminoácidos (aas), compostos orgânicos que cont é m um grupo ácido (carboxílico) e amínico; ligados em conjunto que enrolados e dobrados em espaço tridimensional produzem reações bioquímicas no organismo. (2,3,5)

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br