logo IMeN

cerveja e antioxidantes

A cerveja possui alto valor nutritivo e é fácil e rapidamente assimilada pelo organismo, sendo fonte de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas, podendo ser considerada uma bebida repositora de eletrólitos, Os sais minerais incluídos em sua composição - 0,4g/l - correspondem a 10% das necessidades diárias.
A cerveja fornece 400/kcal/litro, o que corresponde a aproximadamente 15% das necessidades calóricas diárias de um adulto e equivale, em termos de proteína, a 100g de carne, 700ml de leite integral ou seis ovos cozidos.
A quantidade de antioxidantes é equivalente à encontrada no vinho, mas os flavonóides encontrados são outros, nesse aspecto, devemos aguardar trabalhos que os avaliem, focados principalmente em atividades metabólicas e envolvimento com fatores antiinflamatórios.
Um dos aspectos a serem pesquisados é que xistem evidências científicas muito fortes da ação de diferentes tipos de cervejas e proteção ao câncer do trato gastro intestinal, incluindo nesse aspecto a cerveja como nutriente e alimento.

Dr. Daniel Magnoni

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br