logo IMeN

Nutrition Week - 2009 : Highlights


Profissionais do HCor apresentam estudos inéditos sobre nutrição enteral

durante evento internacional em New Orleans, nos EUA

"Dieta enteral prescrita e recebida" e "Nutrição em um dia" avaliaram a qualidade e eficácia da terapia nutricional nos pacientes do Hospital do Coração. Foi constatado que os pacientes recebem em média 57,3% das necessidades calóricas prescritas

         Dois estudos inéditos sobre terapia nutricional, realizados pela EMTN - Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital do Coração, de São Paulo, serão apresentados durante o "Clinical Nutrition Week", que acontece entre os dias primeiro e 4 de fevereiro na cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, e reunirá profissionais de várias partes do mundo.

         A terapia nutricional enteral consiste na administração de dietas especializadas, por sonda ou via oral. Pode ser a única fonte de alimentação do paciente ou complementar a alimentação habitual.

Os estudos avaliaram a qualidade e a eficácia da terapia nutricional nos pacientes do Hospital do Coração por meio de duas pesquisas: A primeira, descrita como "Dieta enteral prescrita e recebida" avaliou os fatores que interferiram nas prescrições médicas, ou seja, o que realmente o paciente recebia do que era recomendado. O outro estudo "Nutrição em um dia", contou com uma equipe de 20 nutricionistas acompanhando a alimentação de 126 pacientes durante um único dia.

"Por meio dos resultados desses estudos poderemos desenvolver procedimentos para otimizarmos as condições nutricionais dos pacientes, de acordo com a necessidade de cada caso", afirma Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração.

Dieta enteral prescrita e recebida - Estudo revela que a realização de procedimentos durante a internação interrompe a dieta enteral de 54% dos pacientes

Realizado entre os meses de junho e julho de 2008 em 31 pacientes com idade entre 45 e 87 anos, o estudo avaliou a quantidade de calorias recebida após a prescrição e identificou as principais razões para as interrupções na terapia.

Foi constatado que os pacientes receberam 57,3% das necessidades calóricas prescritas, sendo que 14 (45.3%) receberam menos de 50% das necessidades e 5 deles (16.2%) tiveram adequação calórica adequada. As interrupções na terapia nutricional, 54,3% dos casos, foram associadas aos procedimentos diversos como exames e alterações no quadro clínico.

"A partir desses dados podemos aumentar a eficácia da nutrição enteral nos pacientes. Vamos monitorar as intercorrências e adotar novos protocolos específicos a fim de sistematizar o desempenho da equipe e assegurar melhores resultados na terapia nutricional", acrescenta a enfermeira Claudia S. Takemura Matsuba, da EMTN.

Nutrição em um dia - Levantamento aponta que 44% dos pacientes estavam com risco nutricional

20 nutricionistas avaliaram 126 pacientes com o objetivo de caracterizar o estado nutricional de todos, durante um único dia. A avaliação teve como base o cálculo do índice de massa corporal (IMC), obtido pela divisão do peso em quilos pela altura em metros, ao quadrado.

Os resultados apontaram que 44% dos avaliados estavam em risco nutricional, caracterizado por baixo consumo alimentar, perda de peso, idade maior que 60 anos, dificuldade de mastigação e deglutição dos alimentos, entre outros. Outro dado relevante é que 15% tinham o IMC fora do padrão de normalidade.

"Em todos os casos constatamos que havia a predominância da terapia nutricional especializada, o que reforça a importância da atuação da EMTN no HCor. O uso da terapia nutricional é uma ferramenta eficaz na recuperação e melhora do estado nutricional e da condição clínica dos pacientes", salienta a nutricionista da EMTN, Lillian de Carla Sant'Anna. EMTN - A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital do Coração é considerada uma das pioneiras no país. Com 23 anos de atuação a equipe atende cerca de 25 pacientes por dia. Já tem 5 livros publicados e recebeu premiações em concursos de qualidade, com a apresentação de seus trabalhos. Nos últimos 4 anos é presença garantida nos principais congressos mundiais de nutrição.

Apoio
A EMTN do HCor, trabalhando em conjunto com o serviço de Nutrição, coordenado pela Nutricionista Rosana Perim Costa, atua tambem nas áreas de nutrição clinica e gastronomia hospitalar.
O Hcor, paralelo aos avanços tecnológicos, trabalha constantemente em ações de melhoria de qualidade na nutrição, possuindo um dos primeiros serviços de gastronomia hospitalar do Brasil

A empresa SUPPORT, por meio da área científica, colaborou nas estratégias de logística e apoio de análise estatística.
O projeto pretende ampliar o diagnóstico nutricional em várias regiões e hospitais do Brasil

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br