logo IMeN

Fibras dietéticas, conceitos gerais

Dr. Daniel Magnoni

Nos últimos anos, as fibras alimentares ou fibras da dieta vem despertando grande interesse em estudos , como demonstra a recente explosão da pesquisa científica nessa área. Entretanto , a investigação sobre o papel das fibras da dieta no organismo humano não é nova.
A propriedade laxativa do farelo de trigo , reconhecida desde o tempo de Hipócrates , foi comprovada por pesquisas científicas realizadas nos anos 30 , valorizando o emprego das fibras do trigo para prevenir e tratar a constipação intestinal..
Nos anos 50 , alguns pesquisadores começaram a notar que , em coletividades não submetidas aos progressos da industrialização de alimentos , eram raras , ou mesmo inexistentes , moléstias consideradas comuns em sociedades desenvolvidas , tais como : hipertensão arterial , infarto do miocárdio , obesidade , distúrbios vasculares e gastrointestinais.
Nos últimos 20 anos , tem-se afirmado que o consumo de fibra alimentar é uma das bases de um estilo de vida saudável. As fibras oferecem proteção contra várias enfermidades: diabetes mellitus , doença coronariana e isquêmica do coração , obesidade e distúrbios do aparelho digestivo.
Para avaliar os benefícios preventivos ou terapêuticos das fibras , é importante considerar os conceitos atuais sobre a natureza físico-química das fibras e os complexos modos pelos quais as fibras podem influenciar a fisiologia gastrointestinal , endócrina e lipídica.

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br