logo IMeN

Disfagia é a dificuldade de deglutir alimentos ou líquidos

Disfagia é a dificuldade de deglutir alimentos ou líquidos, é mais comum em idosos, alguns trabalhos científicos estabelecem entre 60% a ocorrencia de algum grau de disfagia em idosos ou em pacientes com doenças neurológicas ou que sofreram algum trauma na boca ou garganta. Segundo dados do periódico Dysphagia, estima-se que 8 em cada 10 indivíduos com Parkinson e 2/3 dos doentes com Alzheimer desenvolvem essa condição.
De forma clínica, o problema traz a sensação de que a comida ou o líquido estão presos na boca, garganta ou no esofago, uma sensação de "engolir defeituoso".
O diagnóstico clinico é baseado nos sintomas: engasgo frequente, tosse logo após a deglutição, sensação de alimento parado no esofago, rouquidão e ausculta (exame com estetoscópio) posicionada proximo ao esofago, identificando ruídos característicos.
Exames mais complexos como videolaringoscopia podem ser solicitados pelos médicos.
A disfagia pode ser a causa de pneumonias de repetição ou graves quadros de insuficiência respiratória em pacientes internados. No grupo de idosos, esta relacionada a maior indice de complicações, morbidades associadas e mortalidade. Sem um cuidado nas consultas de rotina, pode passar desapercebida. Algumas perguntas simples feitas pelo médico podem levar a melhor investigação e tratamento precoce.
O tratamento passa pelo uso de espessante nos alimentos liquidos, visando torna los mais espessos e reduzindo a possibilidade de "engasgos". Em casos mais complexos e estabelecidos, existe a indicação de exercícios de deglutição, que devem fazer parte de condutas de fonoaudiologia.

trans 
Get Adobe Flash player

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • imen@nutricaoclinica.com.br