A hidratação durante a atividade física é muito importante mas, na dúvida, vá de água. Ela tem tudo que precisamos para manter o corpo hidratado.
Para muitos especialistas, em atividade física leve, não existe perda significativa de eletrólitos.
As outras bebidas, como isotônicos, sucos e água de coco, devem ficar para os praticantes mais ativos.
Os isotônicos devem ser utilizados por atletas de alta performance, como corredores e ciclistas em treinos fortes, de uma hora ou mais. Graças à sua composição nutricional, que contêm carboidratos e eletrólitos, essas bebidas conseguem devolver o que o corpo está perdendo durante o treino. O sabor, um diferencial desses produtos, auxilia estimulando a hidratação.
A recomendação do volume de isotônico que você deve consumir por treino deve ser feita por um profissional de saúde. Vale lembrar que seu consumo sem orientação pode levar ao ganho de peso, visto que essas bebidas são formuladas também com carboidratos.
A água de coco, apesar do baixo valor calórico, contém fibras, vitaminas e sais minerais como o cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre. Como também é rica em sódio, seu consumo deve ser feito sem grandes exageros e com orientação profissional.
Os sucos de frutas fornecem energia extra depois dos treinos. Os benefícios vão variar de acordo com a combinação das frutas, que podem ter ação anti-inflamatória, anti-caimbra e fonte de energia. Mas, como sempre, observe o valor calórico desses sucos.
Dessa forma, pratique atividade física, mas não esqueça da hidratação.