O ovo é um alimento extremamente versátil, muito presente nas diversas preparações do nosso cotidiano. Além das múltiplas possibilidades de preparo, o ovo ainda possui inúmeros atributos nutricionais, sendo considerado um alimento completo, rico em proteínas, vitaminas  e minerais.
Além do ovo de galinha, o mais comumente utilizado no dia a dia, ovos de outras espécies de aves, como pata e codorna, também possuem seus benefícios.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a composição dos mesmos.
Como cada ovo possui um peso diferente: ovo de galinha com 50 gramas, ovo de pata com 70 gramas e ovo de codorna com 10 gramas, vamos fazer uma análise comparativa utilizando a medida de 100 gramas, levando em consideração sua composição quando encontrados crus.
Ovo de galinha (100 gramas): 143 calorias, 13 g de proteína, 8,9 g de lipídeos, 1,6 g de carboidrato e 356 mg de colesterol.
Ovo de codorna (100 gramas): 177 calorias, 13,7 g de proteína, 12,7 g de lipídeos, 0,8 g de carboidratos e 568 mg de colesterol.
Ovo de pata (100 gramas): 185 calorias, 12,8 g de proteína, 13,7 de lipídeos, 1,4 de carboidrato e 884 mg de colesterol.
Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as 3 opções. As quantidades de lipídeo apresentam-se de certa forma similares, mas o ovo de galinha é o que possui menor teor. Agora falando de colesterol, os mais concentrados são os ovos de pata e codorna, com quantidades significativamente maiores quando comparados ao de galinha.
A respeito de outros nutrientes, como o ferro, zinco e retinol (vitamina A), também são encontrados em quantidades maiores nas espécies de codorna e pata.
Todos podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que consumidos com moderação, como qualquer outro alimento.