A tão famosa "labirintite" é uma queixa muito comum, na qual há relato de tontura giratória, tipo vertigem (sensação de que a cabeça ou o mundo esta rodando), geralmente é acompanhada de náuseas e vômito.
Muitas vezes, as queixas também referem pressão ou barulho no ouvido, uma espécie de zumbido.
Na verdade, é uma inflamação/infecção no labirinto, o órgão responsável pelo equilíbrio, localizado dentro da orelha interna.
A labirintite acomete pessoas de todas as idades, das crianças à terceira idade, pode ser desencadeada por diferentes motivos, principalmente infecções virais.
Mas pode esconder problemas muito mais graves.
A labirintite é apenas uma das causas de tontura, e uma das menos frequentes. A tontura, por sua vez, é a sensação de ilusão de movimento e um sintoma comum a vários tipos de doenças. Portanto é um sintoma que precisa ser investigado para se avaliar a causa.
Os sintomas como a tontura, desequilíbrio, náusea, podem ter origem em problemas do próprio labirinto, como doença de Meniére, vertigem postural paroxística benigna, otites, neuronites, fístulas liquóricas, doença de Cogan, entre outros. Mas, também pode ser causado por alterações ou lesões de origem no sistema nervoso central, como tumores, acidentes vasculares, malformação de crânio, doenças neurodegenerativas, entre outras. Os distúrbios metabólicos como colesterol e glicemia elevados também podem ser causadores de queixas semelhantes a labirintite.
O diagnóstico é feito por uma avaliação detalhada dos sintomas e sinais clínicos, avaliando o tipo de tontura, bem como, a duração e frequência, a intensidade e fatores que agravam ou amenizam.
Os exames são de diferentes tipos, incluindo exames laboratoriais, de imagem (tomografia ou ressonância magnética), exames audiológicos (como audiometria) e eletrofisiológicos entre outros.
O tratamento da labirintite deve ser focado na causa.
- orientações dietéticas,
- medicamentos,
- reabilitação vestibular (um tipo especial de fisioterapia focado em equilíbrio),
- redução do peso,
- procedimentos cirúrgicos especializados..