O termo ortorexia é de origem grega – “orthós” significa correto e “orexsis”, fome – quem apresenta o problema possui uma fixação por alimentação e chega a gastar horas pensando no assunto. Em visitas aos supermercados, gasta longo tempo lendo e analisando rótulos.

Anorexia é a redução ou perda do apetite, que resulta em uma extrema magreza do indivíduo. O anorético tem redução da massa magra (músculos), gordura corporal e osteopenia. Apresenta, devido a desnutrição, importante redução da imunidade. A anorexia é causada por distúrbios psicológicos em que a pessoa afetada, mesmo sendo magra, se vê gorda e, desejando emagrecer ainda mais, cria inapetência alimentar, resultando consequentemente em redução do peso corpóreo.

Vigorexia, bigorexia ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando há uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, inicialmente era mais encontrada em homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos. Hoje já existem mulheres, viciadas em exercícios e assíduas de academias, com esse diagnóstico.

Pode estar associada a uma distorção da autoimagem e a um transtorno psicológico similar à anorexia.

No consultório merecem tratamentos individualizado e devem ser combaticos com terapia e, às vezes, uso de diferentes anti depressivos.